Câmara Municipal de Rifaina aprova Projeto de Lei do Legislativo que proíbe a soltura de fogos de estampido no Município

#

A CÂMARA Municipal de Rifaina aprovou por unanimidade de votos na última segunda feira (02/03/2021) Projeto de Lei do Legislativo de autoria dos Vereadores ANTÔNIO CARLOS MARCELINO DOS SANTOS (Carlinhos da Saúde) e FERNANDO AUGUSTO MORENGUIH RODRIGUES (Fernando Tucura), que “Proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Rifaina, e dá outras providências.”

 

Referido Projeto tem a intenção de proibir a soltura, manuseio e soltura de fogos de estampido, ou seja, que produzem ruídos sonoros no território do Município de Rifaina.

 

Para o Vereador Carlinhos da Saúde, a proposição não impede celebrações e festividades, pois os artefatos que geram apenas efeitos visuais continuariam permitidos, evitando-se somente os incômodos: “Eu acompanho de perto a comunidade de pessoas autistas e familiares, sei o quanto esse projeto irá beneficiar esse público e, com certeza, aqueles que são apaixonados e defendem os direitos dos animais estão muito contentes com a tramitação", destacou.

 

“Quem tem animais em casa, por exemplo, é testemunha do terror que os fogos de artifício representam para eles. Algumas pessoas até evitam sair de casa em datas festivas para minimizar o estresse de seus bichos”, afirma o Vereador Fernando Tucura um dos autores do Projeto.

 

O Projeto será agora encaminhado ao Executivo Municipal, por meio de Autógrafo de Lei, para posterior Sanção e Promulgação pelo Prefeito Hugo Cesar Lourenço, tornando-se assim Lei Municipal.

 

O Poder Executivo regulamentará a referida Lei no prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de sua publicação, por meio de Decreto Municipal.