Câmara inicia o mês de abril com a 4ª Sessão Ordinária de 2024

#

No dia 1º de abril de 2024, às 18 horas, se deu início a quarta Sessão Ordinária do Legislativo, no Plenário “Prefeito Mansur Elias Ticly”, da Câmara Municipal de Rifaina.

O Presidente Sebastião Soares de Freitas desejou boas-vindas e cumprimentou a todos os vereadores, munícipes, colaboradores da Câmara e internautas que acompanhavam a sessão.

Foram propostas 7 (sete) Indicações ao Executivo, tendo como autores os Vereadores: Alexandre Alberto Alves Demeterco, Antônio Carlos Marcelino dos Santos e Paulo Luiz Gomides Filho. Os temas indicados são os seguintes:

·         INDICAÇÃO para que seja viabilizada a compra de uma máquina de pulverização (fumacê) para uso no combate à dengue no município de Rifaina.

·         INDICAÇÃO para que seja feita a reforma geral dos dois banheiros do Cemitério Municipal.

·         INDICAÇÃO para que seja viabilizada a construção de um estacionamento em frente ao Cemitério Municipal.

·         INDICAÇÃO para que seja viabilizada a instalação de caixa de som e microfone no velório municipal.

·         INDICAÇÃO para levar os alunos do ensino médio para conhecer a Faculdade Estadual de Franca UNESP e seus cursos e lembrá-los que a UNESP também tem um cursinho pré-vestibular para alunos carentes.

·         INDICAÇÃO para a criação do Centro do Atendimento DIA ao idoso. A pessoa idosa fica durante o dia na instituição sendo atendida por fisioterapeutas ocupacionais e outros profissionais de várias atividades que possam estimular o aprendizado e a convivência do idoso.

·         INDICAÇÃO para o incremento das aulas de informática para as crianças do ensino básico. Esse processo de aprendizado continua no ensino médio e é extremamente importante para que a pessoa possa trabalhar no futuro em várias atividades profissionais que exigem esses conhecimentos.

Estas e outras indicações podem ser consultadas a qualquer momento no link: https://cmrifaina.eddydata.com/SGL/Rifaina/?tipo=Indica%C3%A7%C3%A3o

A 4ª Sessão Ordinária discutiu diversos temas, como a extinção de cargos, salários, criação de cargos efetivos, transparência na gestão pública, importância da educação e tecnologia, combate à dengue, valorização de profissionais de saúde e motoristas, entre outros assuntos relevantes para os munícipes.

Vejam os principais destaques:

·         Importância da aprovação de cargos antes do prazo eleitoral, destacando a necessidade de criação para o bom andamento administrativo da casa.

·         Projeto de lei que propõe a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo em Rifaina, com definição de membros, competências e funcionamento.

·         A aprovação do projeto para Estância Turística é crucial para o desenvolvimento da cidade, trazendo benefícios e aumentando a pontuação. Transparência na consultoria e participação de especialistas são essenciais.

·         Debate sobre a realização de sessão extraordinária para votar projeto de reestruturação, definindo horário e ordem de votação entre pedido de vista e requerimento de urgência.

·         Discussão sobre a criação de novos cargos na Câmara Municipal de Rifaina, salários, impacto financeiro e a necessidade de extinguir cargos existentes.

·         A falta de estrutura em locais como cemitérios, velórios e escolas causa transtornos à comunidade, dificultando atividades essenciais. Indicações foram feitas para melhorias em estacionamentos, sistemas de som e aulas de informática.

·         Os vereadores destacaram a importância das indicações, moções de aplauso e projetos educacionais para a comunidade, enfatizando a necessidade de promover a educação e o acesso à tecnologia.

·         Valorização dos funcionários, reestruturação salarial e investimento em cursos para jovens são essenciais. Alerta sobre a gravidade da dengue e a importância de combater a doença.

·         Profissionais de saúde que trabalham com pacientes em hemodiálise merecem valorização.

As Sessões também poderão ser acompanhadas pela TV Câmara, através do Canal Oficial no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/user/camararifaina

A próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 15 de abril de 2024, às 18h e poderá ser acompanhada pelo mesmo endereço eletrônico acima informado.